Notícia


Tamanho da letra

17/02/2017 às 17h08 - Apoios Empresariais
PROJETO DINAMIZAR - Inscreva já a sua Empresa

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO PME

PROJECTO DINAMIZAR

A  Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros - ACISMC, tem uma candidatura aprovada no âmbito da tipologia Formação-Ação | Dinamizar, integrada no Sistema de Incentivos – Projetos Conjuntos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com o objetivo de desenvolver um plano de ação junto das empresas que pretendam participar, e que irá  permitir o reforço das suas vantagens competitivas e contribuir para o seu crescimento sustentável.

1. EMPRESAS DESTINATÁRIAS

Micro, Pequenas e Médias Empresas de comércio e serviços, num mínimo de 25 empresas por projeto.

Podem participar empresas de outras áreas de atividade desde que a intervenção incida sobre a área/departamento comercial.

Empresas que participaram em anteriores edições são elegíveis desde que se verifique o cumprimento de regra de auxílios de minimis.

2. VANTAGENS PARA AS EMPRESAS

- Elaboração de um diagnóstico e plano de ação;

- Apoio na execução do plano de ação focado nas áreas de Desempenho Organizacional e de Recursos Humanos, Qualidade e Internacionalização;

- Consultoria individualizada na empresa;

- Formação à medida para gestores e colaboradores que poderá ser realizada na empresa (não se incluem ações de formação obrigatórias para cumprir as normas nacionais em matéria de formação – norma comunitária).

3. ESTRUTURA E MODELO DE INTERVENÇÃO

A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de Formação (40% do total de horas) e Consultoria (60% do total de horas):

Duração

Micro Empresa

Pequena Empresa

Média Empresa

Horas de Formação (por área temática)

66

80

90

Horas de Consultoria (por área temática)

100

120

135

Formação

Consultoria

Formação

Consultoria

Formação

Consultoria

Distribuição do número de participantes por dimensão da empresa

3

2

6

3

8

3

 

 

 

 

 

 

 

O modelo de intervenção está dividido em três fases distintas:

1º Fase: Elaboração do Diagnóstico e Plano de Ação

Esta primeira fase contará com a intervenção do consultor responsável pela empresa que, em permanente diálogo com os dirigentes e restantes colaboradores, elaborará um diagnóstico, de acordo com a metodologia pré‐definida a nível do projeto, e do seu enquadramento numa das três temáticas, tendo em consideração os resultados pretendidos. Segue‐se a preparação de um plano de ação, envolvendo quer aspetos estruturantes e organizacionais da empresa, quer necessidades em termos de recursos humanos.

2ª Fase: Execução do plano de ação

Nesta segunda fase ocorrerão dois momentos de intervenção em simultâneo:

- Ações de consultoria formativa correspondente a ações individualizadas com especial envolvimento do empresário ou de um representante máximo empresa com capacidade de incorporar e/ou inserir mudanças na empresa, que inclui toda a coordenação e acompanhamento da execução do plano de ação;

- Ações de formação teórica em sala prevista no plano de ação, resultante das necessidades detetadas no diagnóstico, podendo ser dirigida, quer aos empresários (com uma frequência mínima obrigatória), quer aos trabalhadores e colaboradores das entidades destinatárias.

A formação poderá ser desenvolvida em ambiente intraempresa, sempre que as especificidades da empresa assim o recomendem e onde a formação à medida assumirá o seu verdadeiro papel.

Poderá existir igualmente formação interempresa, sempre que as necessidades identificadas o justifiquem, sejam comuns a um conjunto de empresas e os sectores de atividade das empresas sejam suficientemente similares para que a formação possa ter uma aplicabilidade generalizada.

Apesar de, no seu todo, o plano de formação individual ser diferente para cada umas das empresas envolvidas numa determinada temática, empresas de dimensão diferenciada poderão participar no mesmo percurso formativo, composto por vários cursos de formação, desde que tenham sido detetadas necessidades de formação semelhantes. A formação terá, assim duas vertentes, uma resultante do plano individual de cada empresa, fruto do diagnóstico de necessidades efetuado e outra resultante da ação, em que poderão participar uma ou mais empresas, independentemente do plano individual de cada uma.

3ª Fase: Avaliação de desempenho

No final de cada intervenção, caberá ao consultor, com a colaboração dos formadores envolvidos, produzir um relatório final de avaliação de desempenho por cada empresa e formular uma proposta, tendo em consideração as eventuais necessidades a colmatar, objetivando a criação de instrumentos que incentivem e promovam a sua efetiva concretização.

A avaliação deve incidir sobre dois tipos de indicadores:

- Indicadores de execução ‐ permitem verificar se o conjunto das ações previstas foi realizado (esta avaliação deve ter uma métrica quantitativa);

- Indicadores de resultados ‐ de âmbito qualitativo que deverão incidir sobre:

• Grau de participação, de envolvimento e de motivação dos recursos humanos da empresa e, em especial, dos seus responsáveis máximos (empresários/gestores) na elaboração do diagnósticos e na definição do Plano de Ação;

• Perceção das mudanças comportamentais dos empresários e colaboradores das empresas.

4. CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE DAS EMPRESAS

a) Ser uma Micro, Pequena ou Média Empresa (PME) – certidão PME, site do IAPMEI;

b) Encontrar-se regularmente constituída;

c) Dispor de contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável;

d) A atividade que exerce estar enquadrada no sector do Comércio e/ou Serviços (não são elegíveis empresas com CAE de Indústria, Agricultura e Construção);

e) Ter sede na NUT III Norte;

f) Ter a situação regularizada face à Administração Fiscal e à Segurança Social;

g) Não ser uma empresa em dificuldade, detendo uma situação económica e financeira equilibrada. Apresentar uma situação líquida positiva, reportada ao ano pré-projeto (2014);

h) Não ter salários em atraso;

i) Obedecer à Regra de Auxílio Minimis dos apoios concedidos: não pode exceder 200.000 euros durante um período de três exercícios financeiros;

j) Garantir que na formação-ação não se incluirão ações de formação obrigatórias para cumprir as normas nacionais em matéria de formação;

Projeto sujeito a aprovação por parte do COMPETE 2020.

Caso esteja interessado em  participar neste projeto, estaremos disponíveis para e se assim o entenderem agendar uma reunião para discutir o projeto em causa.

Contacte-nos em:

ACISMC Associação Comercial Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros

Rua de S. Pedro, Nº 1 - Macedo de Cavaleiros

278421799 / 917534025

formacao@acimc.pt; geral@acimc.pt

 


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium