Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 15h17 - Cultura
Caretos encantam sul de França

 

Dez mil franceses aplaudiram Caretos de Podence
 
         Caretos encantam sul de França
 
 
 
Os Caretos de Podence chocalharam o Sul de França nas festas da vila de Loupian e a recepção ao grupo macedense não podia ter sido mais entusiasta
 
            “Espanto” é a palavra indicada para caracterizar a expressão do rosto dos franceses da região de Montpellier, ao verem desfilar pelas ruas da pequena vila de Loupian o folião dos Caretos de Podence. A recomendação deste grupo tradicional do nordeste de Portugal partiu de um dos elementos da UNESCO, entidade à qual os Caretos de Podence apresentaram a sua candidatura a Património Imaterial. A Câmara Municipal, conhecida em França por “Mairie”, de Lupian aceitou a sugestão e acolheu as enigmáticas figuras dos Caretos de Podence, com simpatia, bem como o povo que assistia ao desfile, principalmente as meninas e moças francesas que nada estavam preocupadas com as chocalhadas.
        Os Caretos de Podence participaram nas típicas festas da vila, que já vão na sua 11ª edição e que pretendem reviver a tradição e a cultura da região do Languedoc-Rousillon, onde se insere a zona de Montpellier. Brigitte Rousse, da organização do evento, contente com a aceitação que o grupo macedense teve no seio da população “loupianaise”, frisou que a autarquia tem por hábito trabalhar com a UNESCO, ou com associações que a ela estão ligadas e que João Rocha é o nome que tem por função escolher os grupos europeus que, todos os anos, são os convidados de honra das festividades.
        Desde 1998 que a vila de Loupian organiza este tipo de festa para aliar cultura e tradição local. Para isso, ao mesmo tempo que o desfile, surge na rua um aspecto medieval, com várias tendas vendendo produtos de artesanato e gastronomia local.
        Toda a população sai à rua, vestidos à época e acompanhados por grupos folclóricos. Um evento que exige muito tempo de preparação, “acima de tudo na preparação dos fatos e vestidos, de época medieval, que leva vários meses”, assegura Brigitte Rousse.
        O som dos chocalhos são os primeiros a fazerem-se ouvir na principal praça da vila, em frente à “Mairie”. Logo depois, ao longe, surge a primeira máscara, seguida dos restantes vinte elementos coloridos que anseiam por escolher a próxima “vítima”. Seria mentira dizer que a primeira sensação não foi de susto, pois os rostos assim o expressavam. Mas, não tardaram apenas escassos minutos para que os cerca de dez mil espectadores se apercebessem que os caretos eram inofensivos e saltassem para o meio do corso, de forma a serem chocalhados. Digamos que, de provocadores, os Caretos de Podence, passaram a provocados.
        Habitualmente, o desfile apenas é constituído por animais totémicos tradicionais, que Brigitte Rousse gostava de também ver candidatos a Património Imaterial da Unesco, embora reconheça que ainda há um longo caminho a percorrer. Quanto ao facto dos caretos já o serem, a responsável acha “maravilhoso”.
Encantados com as cores e os chocalhos dos caretos, os franceses consideraram a festa “formidável”. Quem não esperava ver de tão perto uma tradição que já lhe era familiar era Armando Artilheiro. Natural de Vale Benfeito, emigrado em Frontignan, cidade anexa a Loupian, este macedense não escondia o sorriso de ver os seus conterrâneos desfilarem em França e garantia que “a beleza dos caretos está a deixar os franceses muito contentes”. Apesar de estar a ser apanhado de surpresa e de inicialmente pensar assistir apenas a uma parte do desfile, acompanhou os caretos em toda a volta à vila de Loupian.
        Nesta vila francesa, com 25 séculos de história, os Caretos de Podence receberam o convite para, em Setembro, participarem nas festas de Barcelona, em Espanha. Mais um evento que se vem juntar às saídas já marcadas para o território nacional e ainda a Alemanha.
        Quatro dias de convívio a chocalhar o sul de França.
 
Miguel Midões

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium