Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 15h06 - Cultura
Macedo celebrou Dia Mundial do Livro

 

Feira do Livro
 
Macedo celebrou Dia Mundial do Livro
 
 
 
Foram cerca de 3 mil os livros que estiveram à disposição dos macedenses na Feira do Livro deste ano, a preços mais acessíveis. Os visitantes puderam também assistir ao lançamento de dois livros.
 
Foi entre os dias 23 e 26 de Abril que se realizou mais uma edição da Feira do Livro em Macedo de Cavaleiros, organizada pela autarquia e com a colaboração do Instituto Jean Piaget e da livraria macedense Contra-K.
Este ano, a feira teve lugar no Centro Cultural onde figuraram cerca de três mil livros para todos os gostos e a preços a partir de um euro, como foi o caso dos livros infantis. Quem visitou a Feira do Livro pôde encontrar livros infantis, de banda desenhada, de viagens, culinária, ciência, futebol, romances, biografias, sem esquecer os clássicos da literatura portuguesa.
Sílvia Garcia, vereadora da Educação da Câmara Municipal, afirmou que “é cada vez mais importante apostar na promoção do livro e da leitura, celebrando o Dia Mundial do Livro, fazendo feiras do livro noutras alturas do ano e através de actividades que vamos realizando na Biblioteca Municipal”. Para tentar cumprir este objectivo, participaram no evento várias turmas do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros. A vereadora salientou que “infelizmente, hoje em dia, ler não é um hábito e devemos incutir a noção de que a leitura é fundamental para a formação dos nossos jovens”.
No programa da Feira do Livro, inseriram-se também as apresentações de dois livros no auditório do Centro Cultural, às quais compareceram dezenas de alunos e membros da CERCIMAC. No dia 23 foi a vez de Victória Land apresentar o seu primeiro livro intitulado “Fragmentos da Memória” que retrata o tema do aborto e da comunicação com os jovens.
A autora explica que se baseou em histórias que lhe foram contadas e nas suas próprias experiências pois sentiu “necessidade de querer comunicar com os outros de uma maneira diferente, passando uma mensagem de paz e esperança a quem lesse o livro”.
Victória Land é o pseudónimo de Rosa Silva, licenciada em Educação Visual e Musical que confessa ter entrado para o mundo da escrita “Por acaso. Foi o meu filho mais velho que me incentivou porque, para mim, editar o livro era como um sonho que eu pensava nunca conseguir realizar”. Como já utiliza o seu verdadeiro nome para a pintura, decidiu escrever sob o pseudónimo Victória Land que é uma junção da freguesia onde nasceu, Victória (Porto), com Trás-os-Montes, terra (Land em inglês) onde vive.
No dia 24 de Abril foi a vez dos mais pequenos assistirem à apresentação do livro “O Vasquito, a Anita e a Tartaruga Marinha” da autoria de Virgília Tavares, que contou com a dramatização da história.
Segundo a vereadora Sílvia Garcia, a Feira do Livro de Macedo de Cavaleiros, encerrou com “um balanço muito positivo e cumpriu-se o objectivo de incentivar a leitura e olhá-la como um hábito saudável e não como uma obrigação”.
 
 
Rita Carlos

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium