Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 14h56 - Cultura
Festival de Tunas

 

Macedo voltou a ser cidade de estudantes
 
Festival de Tunas
 
 
 
Durante o primeiro fim-de-semana de Abril a quinta serenata a Macedo de Cavaleiros trouxe muitas capas negras às ruas e bares de Macedo. No Centro Cultural quem se destacou foi a tuna de medicina de Coimbra e o par de humoristas de Macedo: Pisco e Pataco.
 
 
Cinco tunas participaram na quinta serenata a Macedo de Cavaleiros. O Centro Cultural revelou-se pequeno para acolher todo o público que quis assistir ao festival de tunas, o que se reflectiu na procura de bilhetes que rapidamente esgotaram.
Na noite de sexta e sábado, 4 e 5 de Abril, o Centro Cultural e a cidade de Macedo encheram-se de sons e tons universitários, devolvendo à cidade transmontana o clima que num passado recente conheceu com o apogeu do Instituto Piaget.
A edição de 2008 contou com a participação da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, Real Túnel Académico de Viseu, Real Tuna Universitária de Bragança, Invinus Tuna de Mirandela e como anfitriões a Akapau Tunix, do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros.
Uma atracção já esperada pelo publico são os sketches de animação entre as actuações das tunas, interpretados por Luís Pataco, Pedro Pisco e que contaram com a colaboração de Hugo Fernandes e, este ano, de “Xiribi” uma personagem familiar ao público macedense.
No primeiro dia do festival este grupo levou ao público uma peculiar reportagem intitulada “ainda há pastores” com um pastor de Pinhovelo. Já no sábado os animadores fizeram um noticiário com notícias locais, entre elas a instalação de um Multibanco em Gradíssimo, uma ponte que “finalmente” vai ligar Ala a Macedo de Cavaleiros e, entre outros, a noticia de que o presidente da junta de Carrapatinha vai mudar o nome da aldeia para latim… todas as noticias tinham reportagem no local com entrevistas.
O humor na construção dos textos e representação deste grupo faz com que seja um dos momentos mais esperados pelo público.
O grande vencedor do festival foi a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, para além do galardão de melhor tuna do festival, para a cidade dos estudantes foi também o prémio de melhor serenata, melhor instrumental e melhor pandeireta. Para a tuna de Viseu foram os prémios de segunda tuna e de melhor solista. A tuna de Bragança amealhou o prémio de melhor porta estandarte, o prémio de “Tuna mais Tuna” ficou em Mirandela.
É a segunda vez que a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra participa no Festival de Tunas de Macedo de Cavaleiros, em ambas arrecadou o prémio de melhor tuna.
A organização do evento contava com a participação da Tuna Universitária de Zamora, na véspera do Festival comunicaram á organização que não vinham a Macedo devido a um acidente de um dos seus membros. Ao que o Jornal Nordeste apurou, a mesma tuna já desmarcou presenças em circunstâncias semelhantes em Bragança e em Viseu.
 
Rui Miranda

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium