Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 14h41 - Informação Local
Macedo ecológico

 

 
Bandeira ECOXXI pelo segundo ano
 
Macedo ecológico
 
 
 
Macedo tem, pelo segundo ano consecutivo bandeira ECOXXI. Obteve uma classificação superior à do ano anterior. O galardão premeia medidas de sustentabilidade das instituições e população
 
 
 
A Associação Bandeira Azul da Europa atribuiu ao Galardão ECOXXI - boas práticas de sustentabilidade ao município de Macedo de Cavaleiros e de Bragança. Esta atribuição pretende premiar os concelhos que desenvolvem acções plurisectoriais que visão um crescimento sustentável e ecológico, tal como motivar os municípios para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável formal e não formal; Contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local; Reconhecer as iniciativas/políticas em desenvolvimento no concelho, em prol do ambiente/desenvolvimento sustentável e incentivar a implementação da Agenda 21 Local.
Para a atribuição do galardão são analisados 23 indicadores que vão desde a educação ambiental ao turismo.
Manuel Cardoso, vereador da autarquia macedense, afirmou à nossa reportagem que a atribuição do ECOXXI não é um prémio administrativo mas sim o reconhecimento de que o concelho mantém boas práticas de promoção ambiental e de sustentabilidade. Segundo o vereador, a contribuição passa pelas escolas, onde referiu a acção dos jovens repórteres para o ambiente à floresta onde, afirma, o concelho tem vindo a fazer um grande investimento, não só na limpeza e manutenção do parque florestal como junto das populações, onde tem incentivado o uso racional e o cuidado especial da floresta junto às povoações.
Manuel Cardoso ressalva a importância das instituições e a acção da população no alcance dos objectivos que permitiram obter pontuação em muitos e dispares indicadores.
Este ano houve uma subida de escalão para os municípios do nordeste. Na edição anterior tinham sido classificados como “tendo atingido os objectivos mínimos” este ano a classificação obtida posicionou Macedo de cavaleiros e logo a seguir Bragança como tendo “alcançado os objectivos definidos para 2007”.
Concorreram ao galardão 37 municípios tendo sido atribuída a bandeira ECOXXI a 23. Macedo ficou classificado em 10 lugar, logo seguido do município de Bragança.
 
 
Rui Miranda

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium