Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 12h20 - Informação Local
Ministra da Saúde inaugura bloco operatório

 

ADDB com novas instalações


Ministra da Saúde inaugura bloco operatório


 


 

Numa rápida visita ao distrito de Bragança, Ana Jorge, a ministra da Saúde deslocou-se a Macedo de Cavaleiros para visitar as instalações do hospital, onde inaugurou o novo bloco operatório, ao serviço das valências de ortopedia e otorrino, mediante cirurgias marcadas, e ainda assinou o protocolo de cedência das novas instalações da ADDB (Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança), que serão inauguradas no próximo dia 18 de Maio.

O edifício onde se encontrava a Saúde Pública, no antigo Centro de Saúde, vai acolher agora esta associação, que abandona as pequenas instalações que possuía no Mercado Municipal, cedidas pela autarquia de Macedo de Cavaleiros. Segundo Margarida Pires, presidente deste núcleo, há muito que a ADDB precisava de novas infra-estruturas para levar a cabo uma série de actividades a que se tinha proposto, tais como "o atendimento individualizado à pessoa diabética".

A nova sede, cedida pela Sub-Região de Saúde de Bragança, na presença da ministra da Saúde, tem 110 metros quadrados, situa-se junto ao hospital de Macedo, junto à futura unidade de convalescença. Margarida Pires garante que agora, a associação vai criar "semanalmente e em horário útil" um espaço onde estará um profissional de saúde (médico ou enfermeiro), a quem o diabético ou o familiar poderá recorrer, "para esclarecer dúvidas".

Todas as despesas com o espaço estão a cargo da ADDB, uma vez que o protocolo apenas cede o espaço.

Em Macedo de Cavaleiros, Ana Jorge tomou, pela primeira vez, conhecimento desta associação e, embora não estivesse nos seus planos falar publicamente nesta cidade transmontana, quebrou a regra para dizer que "a diabetes está a ser, cada vez mais, prevalente a nível nacional e em todas as idades. Portanto, depende daquilo que possa ser feito pelos profissionais de saúde e da comunidade em geral". Daí que tenha felicitado o trabalho da ADDB, acima de tudo "pela excelente promoção da saúde".

Quanto ao novo e avançado bloco operatório nem uma palavra de Ana Jorge. Apenas a ministra, acompanhada pelo presidente da Câmara e o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste tiveram a oportunidade de entrar nas instalações.


 

Helicóptero SIV teima em não sobrevoar Macedo


 

Em Bragança, a ministra da Saúde admitiu que há um atraso na colocação do helicóptero SIV (Suporte Imediato de Vida), no heliporto de Macedo de Cavaleiros. Garantiu ainda que o ministério está a fazer os possíveis para que este chegue o mais rápido possível.

"Temos que reconhecer que há um atraso na aquisição dos helicópteros", sublinhou Ana Jorge, que, por sua vez lembrou também que o meio previsto para a região "se mantem" e que vai ficar sedeado em Macedo.

Os motivos do atraso prendem-se com o concurso, que segundo a ministra é "muito complexo". No que respeita a prazos, Ana Jorge preferiu não falar, uma vez que este "será aquele que for possível, o mais rápido possível".

Ainda acerca da região, ficou garantido nesta visita que os SAP (Serviços de Atendimento Permanente) não irão encerrar, pelo menos até que as obras da urgência de Bragança estejam concluídas e não estiverem a funcionar todos os meios previstos nos protocolos.


 

Miguel Midões


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium