Notícia


Tamanho da letra

14/04/2008 às 15h54 - Desporto
Macedo e Morais lutam pela manutenção

 

Por um ponto “falhou tudo”
 
 
 
Macedo e Morais lutam pela manutenção
 
Macedo e Morais voltarão a defrontar-se esta temporada. O Morais, lanterna vermelha em grande parte do campeonato, e Atlético de Macedo que não conseguiu fazer melhor que um 8º lugar, embora os seus 41 pontos, farão parte da mesma sub-série de manutenção. Da sub-série “A2” fazem também parte Valenciano e Prado.
Esta segunda fase do campeonato inicia-se já a 6 de Abril, com o Atlético a receber o Morais. Os dois últimos classificados desta sub-série descerão automaticamente aos campeonatos distritais, com o Macedo a partir em vantagem para alcançar a manutenção com 21 pontos iniciais. Seguem-se Valenciano 17 pontos, Prado 14 pontos e Morais 5 pontos.
O Atlético, embora conseguisse vencer o Mondinense por 2-1 na última jornada, dependia de terceiros e não conseguiu alcançar os 6 primeiros lugares. Isto depois de “um passo atrás” com o empate a 1 em Amares na jornada anterior. Falhado o objectivo, Fernando Melo, Presidente do Atlético, admite “um sentimento de frustração”. “Falhou a nossa classificação. Falhou tudo. A equipa lutou, fez um excelente campeonato, na segunda volta fomos a 2ª melhor equipa, mas ao falharmos os 6 primeiros lugares, falhou tudo”, disse em entrevista à Rádio Onda Livre. O Presidente rejeita a ideia que tenham sido mediatismos a condicionar a acção da equipa. “Não foram mediatismos, nem outros factores, foram circunstâncias do futebol. Por exemplo, perdemos 1-0 no Vieira, um golo aos 85’ por um jogador que está de costas para a baliza, dá um toque e a bola entra. Se lá empatasse-mos, esse ponto já seria suficiente para ficar nos 6 primeiros lugares. Não foi pressão sobre os jogadores, direcção ou treinador, foram circunstâncias do futebol.” Acrescenta que “se ficasse-mos nos 6 primeiros lugares, poderíamos lutar por uma subida. Mas sempre referimos que queríamos a manutenção. Agora, se ficasse-mos nos ‘6’, lutaríamos para subir, pois não vi nenhuma equipa das 6 primeiras a jogar melhor futebol que o Clube Atlético.” Fernando Melo admite que já se perspectiva a próxima temporada. “Claro que já pensamos na próxima época. Não podemos estar a dormir, porque a próxima época está próxima. Temos que constituir um plantel equivalente ou superior ao desta época”. Quanto à continuidade de Rui Vilarinho, essa só dependerá da vontade do treinador: “Foi um técnico que sempre teve o apoio da direcção e continuará a ter o apoio até que ele queira”, diz.
Sem se alongar muito sobre a próxima época, porque “devemos estar concentrados nos 6 jogos que ainda nos faltam”, Rui Vilarinho diz que “a devido tempo as coisas se resolverão”. Em jeito de balanço do sorteio para a segunda fase, o técnico desvaloriza o facto de a sua equipa iniciar em jogo frente ao Morais. “É indiferente. Embora o Morais tenha menos pontos na tabela, nós conhecedores profundos da equipa do Morais, sabemos que não é tarefa fácil. A única vantagem que à partida teremos é jogarmos agora em casa, visto que nós em casa, na 1ª fase, tivemos uma prestação muito boa, embora tivéssemos perdido 3 jogos, fomos a equipa com mais vitórias em casa em todo o campeonato. Mas, quer seja o Morais, Valenciano ou Prado, em casa ou fora, teremos que trabalhar muito para vencer, porque são adversários que estão ao mesmo nível e teremos que os respeitar”. Lacónico, diz que “falhou um ponto”, para a equipa alcançar os 6 primeiros, “uma bola no poste, ou na trave… foi um ponto”. Acrescenta que “trabalhamos arduamente para atingirmos esse objectivo, que, de facto, falhamos e eu, como responsável técnico, tenho que assumir esse falhanço. Mas tudo fizemos para o conseguiu, tivemos até ao último segundo a disputar essa entrada nos 6 primeiros. É engraçado que, apenas a nossa equipa e o Marinhas, a nível nacional, fizeram mais de 40 pontos e não entraram nos 6 primeiros. Em todas as outras séries, as equipas que fizeram mais que 40 pontos estão lá, nós não conseguimos e, se calhar isto, vem dizer-nos que a Série A não é tão pouco competitiva como isso.”
O Morais, há muito condenado à descida, perdeu no último jogo em Bragança por 3-0. Um resultado algo exagerado, mas que serviu para o Bragança segurar a 6ª posição. Sem grandes esperanças, Gilberto Gomes, técnico do Morais, diz que “tentaremos ganhar o maior número de pontos possível. Sabemos que não é fácil, pela pontuação das outras equipas. É quase impossível, mas vamos tentar fazer o melhor. Poderemos surpreender, mas não fácil, se calhar já vamos tarde. Este campeonato, para além da inexperiência, o que faltou também terá sido um pouco de sorte. Em casa, perdemos alguns jogos por falta de sorte, não pelos outros terem sido melhores que nós.” Gilberto Gomes acrescenta que “terminaremos com a mesma dignidade com que fizemos este campeonato.” O técnico admite não conhecer “por onde passa o meu futuro. No futebol o que é verdade hoje, já não o é amanhã, e vice-versa. Vamos ver.”
 
Jorge Gomes

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium