Notícia


Tamanho da letra

14/04/2008 às 15h44 - Informação Local
Bombeiros tecnológicos

 

Meios electrónicos a caminho
 
 
 
Localizadores com tecnologia de ponta vão equipar bombeiros de Macedo, Miradela e Bragança, num investimento superior a 1,2 milhões de euros. A fraca cobertura de satélite pode comprometer o funcionamento dos aparelhos
 
        As corporações dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros, Bragança e Mirandela vão ser alvo de um investimento, no âmbito de um projecto de riscos naturais e tecnológicos, a rondar o milhão e duzentos mil euros. Valor este que será comparticipado por fundos comunitários. Praticamente todas as viaturas das três corporações serão equipadas com equipamentos que permitem localizar o cenário de combate ao incêndio.
        O projecto parte das três autarquias do nordeste transmontano e envolve a protecção civil municipal, tendo como objectivo adquirir meios de geo-referenciação como PDA, localizadores de viaturas e localizadores individuais.
E, como funciona todo o processo? Antes de mais, compete explicar que o projecto é pioneiro em Portugal. Luís Cabral, da Geoglocal, a empresa que desenvolveu este método, explica que os aparelhos permitem fazer a comunicação dos dois lados: bombeiros no local do incêndio e comando central. A grande vantagem é que “os bombeiros vão para o terreno e já têm informação acerca do local do incêndio, têm cartografia disponível”, e ainda “podem comunicar com a base todas as informações que recolhem no decorrer do combate às chamas”. Mas as vantagens não se ficam por aqui, Luís Cabral salienta ainda o facto do comando central poder saber a localização precisa das viaturas e dos homens que trazem o identificador individual. “No comando central, é visualizado, em tempo real, toda a localização de viaturas e bombeiros”, assegura.
        No total, serão 105 localizadores de viaturas, 66 localizadores individuais e ainda 31 PDA. Esta aplicação já teve início em Mirandela e seguem-se agora as corporações de Macedo e Bragança, sendo o dia 26 de Abril a data final para que todo o sistema esteja implementado, de forma a garantir uma maior facilidade nas comunicações dos incêndios de 2008.
 
Cobertura móvel não garante funcionalidade total
 
        Contudo, esta mais valia apresenta-se com um aspecto negativo. A rede móvel pode condicionar o sistema e este não chegar a funcionar a 100%, embora Luís Cabral garanta haver já algumas soluções estudadas para resolver esta questão. “A grande maioria dos três concelhos estão cobertos, mas poderá haver alguma zona sombra, mas para isso estamos a pensar numa segunda fase do projecto para colmatar essas falhas”, refere o responsável não especificando qual a solução apresentada. Elementos da autarquia brigantina já vieram também a público referir que a intenção é que esta novidade seja estendida a todos os concelhos do distrito de Bragança.
A par desta inovação, o projecto visa ainda a sensibilização da população acerca da temática dos incêndios e ainda a publicação de uma brochura infantil, para as camadas mais novas da população.
 
Miguel Midões
 

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium