Notícia


Tamanho da letra

14/04/2008 às 16h15 - Informação Local
Bombeiros concorridos

 

Eleições quentes
 
A direcção dos bombeiros, uma das instituições que mais dinheiro movimenta no concelho, foi reconduzida por mais três anos. Entre ambiente de eleições politicas, os bombeiros arrecadaram milhares de euros de quotas atrasadas
 
 
 
As eleições para a direcção dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros foram quentes.
O quartel dos voluntários de Macedo teve um movimento de que não há memória. Durante a tarde e noite de sábado, dia 8 de Março, foi um corrupio de gente, que se dirigira à sede da Associação para decidir entre a lista A liderada por António José Vaz e a lista B de Benjamim Pinto.
Os sócios votaram pela continuidade da direcção anterior, com 315 votos na lista B, mais 72 que na lista A.
O ambiente que rodeou esta eleição passou muito para além da comum eleição para a os Bombeiros. A movimentação de pessoas, as conversas, o tempo de espera para votar, as conjecturas com os resultados e quem ainda vem ou não votar, conferiram-lhe traços de umas “mini” autárquicas.
Para ter uma dimensão da azáfama que envolvia os destinos dos soldados da paz ficam os números: nestas eleições votaram 558 pessoas, há três anos cerca de 80.
Esta movimentação também foi económica já que se recuperaram dezenas de milhares de euros com o pagamento de quotas que, segundo Benjamim Pinto, de outra maneira, algumas, nunca se receberiam.
Benjamim Pinto mostrou-se satisfeito com o resultado, argumentando à nossa reportagem que não tinha realizado uma campanha para os média, mas apenas para os sócios, para dentro da instituição e que estes souberam perceber o que estava em jogo, por isso lhe deram a vitória nas eleições. Reconhecendo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que podem esperar da sua equipa a continuidade desse trabalho.
Já António Vaz referiu que aceita o resultado com toda a dimensão que tem, mas referi estar “preocupado com a qualidade da democracia” que se vive em Macedo de Cavaleiros. Segundo o líder da lista A, Carlos Barroso e Duarte Moreno, membros da autarquia envolveram-se pessoalmente nas eleições, pressionando presidentes de junta para a mobilização nesta eleição.
Questionado se, no futuro, se vai envolver nas instituições do concelho, António Vaz afirmou ao Jornal Nordeste que ficou incomodado com o papel que a câmara teve neste processo e que é cedo para falar de futuro.
Benjamim Pinto é irmão do presidente da autarquia, Beraldino Pinto.
Rui Miranda
 
 
 

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium