Notícia


Tamanho da letra

14/04/2008 às 14h17 - Informação Local
Bairro de S. Francisco de janelas fechadas

 

Fumo incomoda moradores


 


 

Os moradores do Bloco A do Bairro de S. Francisco, em Macedo de Cavaleiros, andam revoltados com o fumo que tem tomado conta das suas casas.


 

A causa deste fumo são duas salamandras colocadas na fachada dos apartamentos do segundo andar que têm “fumegado” a vida dos que ali vivem. Uma das salamandras já foi aumentada e virada para cima, de forma a não incomodar tanto, mas a outra continua direccionada para baixo e tem transtornado a vida dos outros moradores.

Ao jornal “O Comércio”, Sónia Lopes, residente no 1º andar, mostrou-se revoltada com esta situação, pois tem que viver de janelas fechadas. “Não podemos arejar a casa porque o fumo entra logo para casa e o estendal da roupa tem que estar na varanda com as janelas fechadas, para não ficar com a roupa a cheirar mal”, afirmou a moradora.

A proprietária de uma das salamandras, Maria de Lurdes Fernandes, declarou que a sua casa é muito fria e que “a responsabilidade é da Câmara Municipal que devia pôr os canos do fogareiro mais para cima, porque eu não tenho possibilidade de o fazer.” Quanto às queixas dos vizinhos, Maria de Lurdes desvaloriza-as pois “já há 8 anos que tenho a salamandra e só este ano é que reclamaram, as pessoas têm que ter paciência. Há vizinhas que têm lareira e também gostam de se aquecer”.

Na tentativa de resolver a situação, Sónia Lopes explicou que os moradores já falaram com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e que esta “já pediu aos proprietários para retirarem as salamandras ou porem o tubo por cima do telhado, mas eles não fazem nada e é muito incomodativo para nós. O fumo entranha-se na roupa e em toda a casa e nem nos deixa respirar bem.”

Por parte da autarquia foi-nos afirmado que esta situação já se repetiu em 2004 com a notificação dos proprietários das salamandras para que estes procedessem à sua retirada e na altura a notificação foi cumprida. Porém, “mais tarde voltaram a colocá-las e, neste momento a Câmara Municipal vai proceder a uma nova notificação dos moradores por forma a poderem retirar novamente as salamandras das suas casas”, certificou Sílvia Garcia, vereadora da Acção Social.

Indignada, Maria de Lurdes Fernandes, confirmou que “para já a Câmara ainda não mandou tirar a salamandra. Eu recebi uma carta há uns anos para a tirar mas não tirei e se for preciso vou falar com a vereadora.” A proprietária de uma das chaminés da discórdia mostrou-se receptiva a que autarquia aumente o tubo, mas não pôs a hipótese de ter que retirar definitivamente a salamandra.

Até se verificar a notificação da Câmara Municipal para a remoção ou modificação das salamandras de forma a não incomodarem tanto, os restantes moradores do Bloco A do Bairro de S. Francisco têm que viver de janelas fechadas para poderem secar a sua roupa e terem ar um pouco mais puro para respirarem.


 

Rita Carlos


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium