Notícia


Tamanho da letra

14/04/2008 às 14h08 - Informação Local
Folar de Vilarinho de Agrochão

Vilarinho de Agrochão cumpriu a tradição de fazer uma feira de folar no domingo de ramos. Durante dois dias há muito movimento na aldeia

 
 
A VII edição da Feira do Folar de Vilarinho de Agrochão realizou-se no fim-de-semana de ramos naquela aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Mesmo havendo uma feira do folar em Valpaços e outra em Izeda, Vilarinho de Agrochão, que fica geograficamente no meio destas duas localidades, organiza também uma feira que tem a iguaria culinária da Páscoa como principal mote de atracão.
Segundo Armindo Vaz, presidente da Junta de Freguesia e responsável pela organização do evento, o objectivo da feira é a dinamização do comércio local, permitindo aos produtores de Vilarinho de Agrochão que comercializem os seus produtos contribuindo para o aumento do rendimento das famílias locais. Objectivo que considera ficar cumprido, frisando que há produtores que tem comparecido desde a primeira feira o que se justifica pelo facto de conseguirem escoar os seus produtos.
Questionado pelo facto da maioria das pessoas que se encontravam no recinto serem provenientes da freguesia ou localidades próximas, Armindo Vaz, afirmou que a publicidade da feira é adequada à sua dimensão, tendo em conta que se atingem os objectivos propostos e a existência de outros certames na região, mas deixou à nossa reportagem a ideia de que a feira poderia evoluir, “dando um novo passo” que passaria “pela criação de um novo espaço que não estivesse dependente das condições atmosféricas”.
Folar, vinho, licores, dormidos, artesanato local e do concelho, mel, doces e fumeiro foram alguns dos produtos que 25 expositores mostraram e comercializaram em Vilarinho de Agrochão.
Um dos espaços da feira estava ocupado por alunos da licenciatura em Dietética da Escola Superior de Saúde de Bragança que deram a provar um “folar” especial era confeccionado com farinha de mistura integral, e com carnes brancas e salpicão, o objectivo era chamar a atenção para os cuidados a ter com a alimentação, nesse espaço os alunos também mediam a altura e o peso das pessoas a que aconselhavam dietas.
Os “dormidos”, que devem o nome ao facto de ficarem à lareira, a dormir, enquanto levedam, dividiram com o folar o protagonismo da VII Feira do folar de Vilarinho de Agrochão. Esta curiosidade culinária situa-se algures entre o calço e os económicos, são confeccionados em porções pequenas e os habitantes de Vilarinho de Agrochão reclamam-nos como especialidade exclusiva da aldeia.
O aspecto tradicional da feira estava embrulhado em plástico. Devido às exigências da tão falada ASAE, os folares, pães, calços… não estavam expostos à vista do comprador, mas sim embrulhados em películas de plástico, com etiquetas de prazos de consumo e ingredientes, como é habitual nos supermercados.
Rui Miranda
 
 
Carmelinda Machado
Expositor – Vilarinho de Agrochão
 
Tudo o que estou aqui a vender, folar, dormidos, bolos finos, casulas… é tudo da minha produção. São coisas que faço como já aprendi aos meus avós.
É importante que esta feira continue, para além de ser importante para o negócio é um dia de festa para toda a povoação
 
 
Ramiro Gomes
Visitante – Agrochão
 
Esta feira é boa, no ano passado havia mais comércio mas está boa, e vem na altura certa, as pessoas aproveitam para comprar o folar e enviar à família.
Eu não comprei mas a minha mãe está agora a comprá-lo.

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium