Notícia


Tamanho da letra

11/04/2008 às 18h26 - Informação Local
Macedo já emite Cartão do Cidadão

Macedenses já podem reunir quatro cartões num só

 

 

Implementado em Março, o Cartão do Cidadão veio simplificar a vida de alguns habitantes de Macedo de Cavaleiros que já o adquiriram, agrupando num só cartão, o cartão de utente, segurança social, finanças e bilhete de identidade.
 
        Desde Janeiro deste ano que já é possível a emissão do Cartão do Cidadão, também conhecido como Cartão Único, no Registo Civil da Conservatória de Macedo de Cavaleiros. O primeiro passo foi dado na ilha dos Açores e no distrito de Portalegre e o governo prometeu que em Outubro de 2007 esta valência seria alargada ao distrito de Bragança, e que em 2008, tal seria possível em todo o país. O projecto chegou com três meses de atraso, mas já está implementado em Macedo.
        O novo cartão vai permitir agrupar num só, quatro velhos cartões: cartão de utente, segurança social, finanças e bilhete de identidade. Na rua, entrevistados pelo “Comércio”, os populares ainda não conhecem bem as vantagens desta nova modalidade e alguns recusam mesmo aderir a este novo documento. “O meu bilhete de identidade já é vitalício, por isso a mim já ninguém me leva lá”, dizia-nos uma senhora, na casa dos 70 anos, sentado num banco de jardim, em frente à Câmara Municipal.
         “Já tenho o cartão único mas não acho grande coisa”, argumentava uma outra senhora, em frente ao Mercado Municipal. Esta foi mesmo apanhada de surpresa. Desconhecia a existência de tal possibilidade, mas teve necessidade de ser deslocar à conservatória para renovar o bilhete de identidade e já saiu de lá com o Cartão do Cidadão. “Ainda tenho este cartão há poucos dias, fui para renovar o bilhete de identidade e já fiquei com o cartão de cidadão. Agora já não preciso andar com tantos cartões”, acrescenta a sexagenária.
            Outros há que já ouviram falar nesta mais valia que, segundo o governo português, é mais um aspecto do “Simplex”, que pretende por fim às burocracias, mas desconhecem quais as mudanças. “Sei que vem substituir vários cartões. Tem vantagens, porque com um cartão só fazemos o mesmo serviço”, comentava um macedense, em frente aos correios, no Jardim 1º de Maio.
         Este documento é válido por cinco anos e tem o valor de 12€. NO entanto, no caso de ser pedido com urgência, o montante sobe até aos 20 euros e no próprio dia 25. Caso seja pedido a partir do estrangeiro, então aqui a quantia a pagar será de 50€.
            Um dos aspectos que tem gerado mais controvérsia, à volta deste novo cartão, é o facto das fotografias serem tiradas no local, com um aparelho instalado na conservatória, que, segundo afirmam vários fotógrafos da região está “ a dar cabo do negócio”. Os profissionais da fotografia consideram que a grande maioria do lucro dos seus estabelecimentos chegava através das chamadas “fotografias tipo passe”, para as quais os fotógrafos deixam de ser solicitados, devido à existência de uma máquina na própria conservatória.
        A par do Cartão Único, a Conservatória de Macedo oferece, há relativamente pouco tempo, mais uma iniciativa do “Simplex”: o projecto “Casa Pronta”. Este programa do Ministério da Justiça pretende acabar com as burocracias no processo de compra de casa, “em todas as operações relativas à transmissão do imóvel”, que passam a ser realizadas em apenas um balcão. Um sistema que, para o ministério, se revela “mais simples, mais económico e mais seguro” do que as modalidades anteriores.
 
Miguel Midões
 

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium