Notícia


Tamanho da letra

11/04/2008 às 18h15 - Informação Local
Nova biblioteca em 2009

O concelho macedense vai poder contar, já no próximo ano, com uma nova Biblioteca Municipal. Este espaço será construído junto ao Centro Cultural e poderá receber eventos como a Semana da Leitura que decorreu no mês de Março.

 
 
 Em breve devem começar as obras para a nova Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros. A autarquia aprovou, no mês de Março, o plano de segurança e de execução da obra, que deve estar concluída num prazo de 360 dias, ou seja, aproximadamente um ano. “Penso que no próximo ano teremos nova biblioteca em Macedo”, argumentava Duarte Moreno, vice-presidente da autarquia macedense, no final da primeira reunião do executivo, no mês passado. Segundo o autarca, o novo edifício vai ficar sedeado junto ao Centro Cultural, “para que as duas estruturas públicas fiquem unidas por aquela escadaria”.
        A nova biblioteca figurou da lista de promessas de Beraldino Pinto, nas últimas eleições autárquicas e levanta considerações por parte dos socialistas que não concordam com a localização da mesma. O PS de Macedo idealizava para aquele local um jardim.
 
       
Semana da leitura com escritora e ilustradora
 
        Este novo espaço que agora vai surgir ao lado do Centro Cultural vai proporcionar a realização de eventos, tais como a semana da leitura, que decorreu em Macedo, na segunda semana de Março. Cinco dias com sessões de leitura, encontros com escritoras e ilustradoras, bem como uma pequena Feira do Livro, foram algumas das actividades levadas a cabo pela Escola Básica, do 1º ciclo, n.1 de Macedo. Para além destas acções, estiveram ainda dois cantores da Escola Superior de Educação de Bragança a “tentar ser criança novamente” e a interpretar diversas músicas para os mais pequenos. Isabel Castro e Chéu Líbano garantem que fazer trabalhos para crianças é “ser criança novamente”. O trabalho que desempenham é “pedagógico e educativo” e pretende sensibilizar as crianças para brincarem mais. Com este tipo de actividades, as crianças começam a adquirir competências musicais, ao nível da audição e da coordenação motora”, asseguram os profissionais.
        Ana Pereira, a ilustradora, comenta que a ilustração de um livro aparece por acaso, mas assegura que “é sempre importante recorrermos à criança que fomos, e irmos buscar as imagens que temos da nossa infância”.
        Uma semana de criatividade e animação que, já no próximo ano, pode ter lugar na nova biblioteca de Macedo.
 
Miguel Midões

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium