Notícia


Tamanho da letra

11/04/2008 às 18h05 - Informação Local
Gabinete de apoio ao jovem reabre

Visa promover a saúde mental e afectiva dos alunos

 

 Os alunos da Escola EB2/3+S de Macedo de Cavaleiros contam agora com um remodelado GAP para procurarem apoio e esclarecimentos, com a garantia de confidencialidade.

 
 
 
         Teuespaco.blogspot.com e teuespaco@gmail.com são os dois locais virtuais onde os alunos da EB2/3 + S de Macedo de Cavaleiros podem esclarecer as mais diversas dúvidas. Estes dois pontos de encontro surgem ao mesmo tempo que o GAJ (Gabinete de Apoio ao Jovem) desta escola e que já está a funcionar desde o dia 14 de Março. Na verdade, recomeçou o seu funcionamento, uma vez que também já existiu durante o ano lectivo passado.
        As obras na escola foram a causa do seu encerramento e a sua abertura surge na comprovação de que este era um espaço bastante procurado pelos jovens para esclarecerem dúvidas e incertezas relacionadas com a alimentação, a sexualidade, entre outros. Ana Sofia, enfermeira e coordenadora da equipa de Saúde Escolar, composta também por uma nutricionista e uma psicóloga, questiona como é possível existirem ainda tantas dúvidas quando a informação está tão disponível no século XXI.
        Àquele espaço, durante o ano lectivo do ano passado, acorreram jovens com dúvidas relacionadas com “o ciclo hormonal, questões do namoro e os métodos contraceptivos”. Meios contraceptivos que também estão disponíveis neste espaço, de forma a “promover a saúde mental e afectiva” dos alunos desta escola e ainda, segundo a enfermeira, “prevenir as doenças sexualmente transmissíveis ou doenças do foro mental que tanto afectam a nossa sociedade”.
        O novo espaço está agora mais apelativo, remodelado e destinado aos alunos, onde se mantém “todo o sigilo, toda a confidencialidade. Ana Sofia sugere ainda à comunidade escolar que este espaço seja construído por eles, “para que se sintam bem”.
        O horário de funcionamento do GAJ da EB2/3 + S foi estabelecido pela equipa de saúde escolar e pelo executivo do estabelecimento de ensino, de forma a encontrarem as horas em que os alunos mais irão procurar aquele espaço. Terças-feiras, das 13 às 15h são as duas horas destinadas apenas aos alunos, na sala 20 desta escola.
 
Miguel Midões

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium