Notícia


Tamanho da letra

11/04/2008 às 18h01 - Informação Local
Autarquia quer Pólo Escolar junto às piscinas

A Câmara Municipal aprovou a aquisição de um terreno junto às piscinas municipais que deverá receber o novo pólo escolar. Porém, a oposição socialista não concorda e sugere a sua localização junto às escolas e ao Centro Cultural.

 
 
        Não há consenso quanto à localização do novo pólo escolar de Macedo de Cavaleiros, mesmo assim o executivo camarário aprovou, na última reunião de Câmara, a aquisição de mais um terreno para a construção da infra-estrutura que deve começar a ser construída, o mais rápido possível, junto ao complexo das piscinas municipais. A autarquia realizou arranjos naquela zona, ao nível dos arruamentos, o processo já está a concurso e agora só falta seleccionar o construtor. Quanto a esta selecção, o presidente da Câmara Municipal de Macedo, Beraldino Pinto, espera que seja pacífica e que a obra decorra com normalidade, sem as típicas interrupções das obras da cidade. “Esperamos que a obra decorra bem e que seja daquelas em que o empreiteiro não seja confrontado com dificuldades financeiras, o que infelizmente em Macedo tem acontecido”, refere o autarca, garantindo que isso “é um sinal da dificuldade pela qual estão a passar muitas empresas”.
        Ainda segundo o edil, o novo centro escolar, composto por 17 salas, com capacidade para 20 alunos cada, deve avançar com mais alunos do que o previsto e já será um pólo escolar “com alguma dimensão”. Beraldino Pinto assegura que este espaço já terá infra-estruturas de apoio como uma cantina, um polidesportivo e uma biblioteca, e serão tidas em conta as novas tecnologias. Será, por isso, um edifício moderno destinado a um ensino, também ele, moderno.
        No entanto, a sua localização, junto às piscinas municipais, não é do agrado da oposição socialista. Para Rui Vaz, líder da concelhia do PS, o pólo escolar deveria nascer junto às escolas e ao Centro Cultural, local onde a autarquia pretende também construir a nova biblioteca. “Achamos que seria pertinente que esta nova estrutura fosse feita junto à Secundária e ao antigo ciclo; em todo aquele complexo que está com o Piaget e futuramente com a biblioteca. Tudo ali seria potenciador de diversos recursos, como a rede de transportes”, acrescenta o vereador socialista. Mesmo assim, Rui Vaz votou a favor da aquisição do terreno junto às piscinas por parte da autarquia.
        No novo edifício vão ficar os alunos do 1º ciclo do ensino básico e do pré-primário, das várias escolas da cidade e do município de Macedo, com excepção da escola de Morais que, segundo Beraldino Pinto, mantém um número de alunos suficiente para ficar de portas abertas.
 
 
Miguel Midões
 
 
 

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium