Notícia


Tamanho da letra

14/04/2008 às 16h34 - Informação Local
Nova Escola de Saúde “ameaça” Piaget

A criação de uma nova escola de ensino superior na área da saúde na capital de Distrito está a preocupar a autarquia macedense e pode trazer consequências graves ao nível do Instituto Piaget e do concelho.

 
       
A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a oposição socialista e o Instituto Piaget estão preocupados com a abertura de mais uma Escola Superior de Saúde, no distrito de Bragança, mais concretamente na capital brigantina. O assunto chegou mesmo a ser levantado por Rui Vaz, vereador socialista, na última reunião de Câmara do executivo. Beraldino Pinto, autarca de Macedo, mostrou estar a par da situação, uma vez que referiu já ter havido comunicações entre a autarquia e o ministério da Ciência e do Ensino Superior.
        Segundo as últimas notícias que vieram a público na comunicação social regional e nacional, esta nova escola vai surgir da transformação do ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração), com a intenção de criar 25 cursos de licenciatura, uma pós-graduação e ainda uma unidade de saúde de retaguarda.
        Rui Vaz, vereador socialista da oposição, deixa antever que teme uma quebra grande na afluência de alunos ao Piaget de Macedo e que isto se reflicta também ao nível da instituição e do desenvolvimento do concelho de Macedo de Cavaleiros. O vereador afirma que logo que teve conhecimento desta intenção do ISLA ser transformado em Escola Superior de Saúde, a primeira preocupação que lhe ocorreu foi o Piaget de Macedo.
        Rui Vaz avança que “o Piaget começou por sentir o primeiro grande impacto na transformação da antiga Escola Superior de Enfermagem do IPB”. A oposição socialista considera ainda que o distrito não comporta três escolas da mesma área e que “os macedenses não se vêem sem o Piaget e este instituto foi o grande impulsionador do desenvolvimento de Macedo nos últimos anos”, admite o vereador.
        Também Beraldino Pinto, presidente da Câmara Municipal de Macedo, lembra que a Escola Superior de Saúde, do Piaget, já sofreu uma quebra com a abertura da escola pública do Politécnico de Bragança e que a instituição do concelho que preside pode ver a quebra ainda mais acentuada com a transformação do ISLA.
        Por isso mesmo, o autarca garante que foi feita uma informação ao ministro da Ciência e do Ensino Superior no sentido de alertar para este facto e para “as implicações que pode ter mais uma escola de saúde no distrito”. Beraldino Pinto acrescenta que não há alunos para tanta oferta. “Com a segunda escola já houve um aumento da oferta e da concorrência e sabemos que o número de alunos não é o mesmo que foi aqui há uns anos”, frisa o autarca.
        O autarca de Macedo vai mais longe e diz que a vantagem desta terceira escola só pode ser apenas a nível local e que em termos regionais “não parece ser o melhor modelo”. Em todo o caso, já houve uma resposta por parte do ministério mostrando que a abertura de mais esta escola iria ser devidamente apreciada.
        Contactámos a responsável pelo Campus Académico do Piaget de Macedo, Maria Helena Chéu, que considera que o caso estará “certamente a ser analisado, por quem de direito e à luz do normal ordenamento do ensino superior”. A presidente do Campus considera que o ministério terá em conta as características e as necessidades da região.
        Maria Helena Chéu está confiante no papel que o Piaget desempenha no concelho de Macedo e do distrito e que a instituição que preside contribui para o desenvolvimento da região, uma tarefa aliás “que se propôs um dia e que irá continuar”.
        Recordamos que a iniciativa de converter o ISLA em Escola Superior de Saúde partiu do CESPU e da ENSIBRIGA, e faz parte de um projecto denominado “Ensinar Saúde em Bragança”.
 
Miguel Midões

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium