Notícia


Tamanho da letra

11/04/2008 às 12h12 - Economicas
Custos de construção de habitação nova sobem 5,4%

O índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou uma variação homóloga de 5,4%, em Fevereiro deste ano, um ponto percentual acima do verificado em Janeiro, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 
O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no Continente, apresentou uma variação homóloga de 3%, valor igual ao registado no mês anterior.
Este comportamento foi determinado pelas acelerações registadas na componente Materiais e na componente Mão-de-Obra. As taxas de variação homóloga destas duas componentes situaram-se em 6,8% e em 4,2%, respectivamente.
Por tipo de construção, as taxas de variação homóloga dos índices relativos a apartamentos e a moradias foram de 5,4% e 5,6%, respectivamente, traduzindo aumentos de 1,2 p.p. e 1,0 p.p. face às taxas observadas no mês anterior.
Segundo o INE, o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no Continente, apresentou uma taxa de variação homóloga de 3%, estabilizando face à taxa registada em Janeiro.
Este comportamento resultou da aceleração de 0,3 p.p. da componente serviços e do abrandamento de 0,2 p.p. da componente produtos. As taxas de variação homóloga situaram-se, respectivamente em 1,9% e 4,9%.
Por regiões, a estabilização da taxa de variação homóloga agregada resultou do crescimento verificado na região Norte (0,3 p.p.), compensado pelo abrandamento registado na região Alentejo (0,1 p.p.) e pela estabilização nas restantes regiões. A região Norte foi a única a apresentar uma taxa de variação homóloga superior à do Continente, tendo-se situado em 4,2%.

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium