Notícia


Tamanho da letra

08/06/2011 às 18h14 - Economicas
Feira Económica de S. Pedro - um evento sustentável

A XXVIII Edição da Feira Económica de São Pedro contará com a participação da Eixoecologia - Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico - para a introdução de critérios de sustentabilidade no evento. Este projecto-piloto consiste em organizar, pela primeira vez na Eurorregião Galiza -Norte de Portugal, um evento de acordo com os requisitos da norma British Standard 8901 de gestão da sustentabilidade em eventos incorporando um marco de trabalho de melhora contínua para implementar um processo organizativo sustentável.

 

Desde a fase de organização já se está a trabalhar na planificação de medidas que ajudem a reduzir o consumo de energia, água e dos materiais. Além disso trabalhar-se-á de forma a incluir acções divulgativas e de sensibilização dos participantes em matéria de sustentabilidade.

O que é um evento sustentável?

 

A relevância que o sector de organização de eventos cobrou nos últimos anos, dá uma medida da importância da sustentabilidade introduzindo-a como um dos critérios para a organização de eventos, tanto pelo seu impacto material, como grande consumidor de recursos ambientais e gerador de resíduos, como pela oportunidade que representa para fomentar a cultura da sustentabilidade, tanto das empresas implicadas como dos participantes.

 

Para que um evento seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correcto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceite.

Para facilitar a gestão sustentável de eventos existem normas internacionais como a British Standard 8901, que é actualmente a referência internacional na organização deste tipo de eventos. Esta norma tem-se implementado desde as conferências de Nações Unidas de alterações climáticas até festivais internacionais de Manchester ou grandes eventos organizados por empresas como a Google que já adoptaram esta norma.

 

O seguimento da norma permite ter um quadro de trabalho que ajude a atingir um evento mais sustentável e a fazer um seguimento do sucesso do mesmo através de indicadores de rendimento.

 

Feira Económica de São Pedro

 

Desde a Eixoecologia com a colaboração da organização da Feira estamos a trabalhar neste projecto-piloto para adaptar o sistema de gestão da Feira Económica à norma BS 8901: gestão da sustentabilidade em eventos, com a finalidade de incorporar um marco de trabalho de melhora contínua para implementar um processo cada vez mais sustentável.

Neste primeiro ano, a organização entra num compromisso de melhoria contínua da sustentabilidade das áreas-chave no desenvolvimento sustentável do evento, que vai centrar os seus esforços nesta edição:

·         Comunicação da sustentabilidade

·         Gestão de espaços e instalações. Inclui redução do consumo de energia e água e segurança e saúde

·         Prevenção e reciclagem de resíduos

 

Quer saber mais?

Se quer saber mais sobre a sustentabilidade do evento, pode contactar com a Eixoecologia no mail eventos@eixoecologia.org ou pode deslocar-se ao stand informativo que poderá encontrar no recinto durante o evento.

 

Aqui pode descarregar e consulta a política de sustentabilidade do evento, documento no que se definem as questões de sustentabilidade consideradas de importância para esta edição e sobre as quais se deverão centrar todos os esforços.

 

 


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium