Notícia


Tamanho da letra

29/09/2009 às 15h54 - Economicas
Portugal foi o país da UE que mais fundos estruturais perdeu em 2008

Portugal perdeu no ano passado 71 milhões de euros de fundos estruturais comunitários por falta de absorção no prazo previsto, o que representa o valor mais elevado dos 27 países da União Europeia (UE).

Deste montante, 64 milhões referem-se a ajudas agrícolas, cinco milhões a ajudas regionais e dois milhões a financiamentos na área das pescas que foram "comprometidos" em 2005 e que deveriam ter sido gastos até ao fim de 2008 ao abrigo da chamada regra da “guilhotina”, que faz com que as verbas programadas para um determinado ano sejam dadas como perdidas se não forem gastas efectivamente gastas nos dois anos seguintes.

Os documentos oficiais disponibilizados pelas autoridades nacionais, e agora actualizados pela Comissão Europeia, atestam que a agricultura tem sido recorrentemente o domínio com maiores dificuldades em absorver os recursos da UE.

Desde 2000 e até ao início de 2008 (no âmbito do “antigo” 3º Quadro Comunitário de Apoio), foram perdidos 73,8 milhões de euros, e o último balanço público do QCA refere que, no início de 2008, ainda havia 438,6 milhões de euros de despesas por “certificar”.


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium