Notícia


Tamanho da letra

27/11/2008 às 09h32 - Apoios Empresariais
Portugal com 58 milhões para apoiar sectores específicos

“A reforma da PAC de 2003 apontava para o fim das quotas leiteiras e a consequente liberalização do sector a partir de 2015. Era pois, necessário encontrar meios financeiros de ajuda para este importante sector da agricultura portuguesa, preparando-o para uma maior concorrência” refere o comunicado.

“Portugal pode agora contar com um orçamento anual de cerca de 58 milhões de euros que irá permitir introduzir medidas para preparar o sector leiteiro para a concorrência global” salienta o mesmo documento.

As negociações entre os Ministros da Agricultura da União Europeia, que visavam “uma revisão destinada a afinar alguns instrumentos com base na experiência dos últimos três anos”, permitiu a Portugal “aproveitar a oportunidade para obter maior margem de manobra nas suas políticas internas, flexibilizando alguns dos seus instrumentos tendo em vista apoiar alguns sectores específicos, nomeadamente o sector leiteiro”.

Ainda sobre o fim das quotas leiteiras, aponta o Ministério da Agricultura português, “a redução será de uma forma progressiva, de modo a garantir estabilidade no sector”, tendo ainda ficado acordado  entre os ministros europeus “a introdução de cláusulas de revisão em 2010 e 2012”.

O comunicado do gabinete de Jaime Silva ainda salienta o facto dos outros estados-membros terem aceite “o pedido português de não eliminar as ajudas inferiores a 250 euros ou a um hectare, tal como propunha a Comissão Europeia”, garantindo assim que “cerca de 30 mil pequenos agricultores portugueses continuarão a receber as ajudas a que têm direito”.

A terminar o Ministério salienta que foi ainda reforçados “o apoio ao desenvolvimento rural com o aumento da modulação – dinheiro retirado das ajudas directas para esse fim – e com outras verbas de reserva, não utilizadas ao nível do 1º Pilar, precisamente o das ajudas directas”.

 

  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium