Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 16h55 - Economicas
Crédito a universitários

 

Crédito a universitários

São já mais de 2 mil os jovens que beneficiam dos empréstimos específicos, com juros mais baixos, que o Governo acordou com os bancos, para os estudantes universitários.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, José Sócrates, durante o debate quinzenal que decorre no Parlamento. A oposição teceu duras críticas às alterações propostas pelo Executivo ao Código do Trabalho, acusando o Governo de promover a precariedade e penalizar os jovens.

«Foi a pensar nos jovens que propusemos que as entidades empregadoras passassem a pagar uma parte dos encargos com a Segurança Social. Não era justo que os trabalhadores sustentassem tudo. Foi a pensar nos jovens que propusemos as alterações à licença de maternidade e à licencia de parentalidade. Foi a pensar nos jovens que reduzimos a duração dos contratos a prazo. Foi a pensar nos jovens que lançámos o INOV Jovem. Foi a pensar nos jovens que lançámos o maior programa de formação de sempre, o Novas Oportunidades. Foi a pensar nos jovens que lançámos os empréstimos para os estudantes universitários», disse o primeiro-ministro.

José Sócrates considerou ainda que «os estágios não remunerados são inaceitáveis numa sociedade como a portuguesa».

O projecto de financiamento do ensino superior, recorde-se, foi lançado em Agosto do ano passado e prevê que o Estado passe a ser fiador junto da banca, através de um fundo de garantia mútuo, com uma participação inicial de 1,5 milhões de euros. Este financiamento abrange licenciaturas, mestrados, doutoramentos e projectos de investigação, tanto no público como no privado.

No caso dos empréstimos pedidos para financiar licenciaturas, o limite é de 25 mil euros, distribuídos pelos anos do curso.

As taxas de juro são mais baixas para os alunos com melhores médias e o pagamento da dívida só tem início um ano depois de finalizado o curso. O período de carência, em que os estudantes não pagam juros nem capital, serve para que os estudantes procurem trabalho.



 


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium