Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 16h58 - Economicas
Portugueses estão a cortar no pão e leite

 

Portugueses estão a cortar no pão e leite

O aumento do preço dos alimentos já se está a reflectir no consumo. Os portugueses estão a comprar menos pão e leite, dois bens de primeira necessidade que registaram fortes aumentos de preço no último ano, escreve o «Diário de Notícias».

No caso do pão, em seis anos, o preço médio deste alimento básico subiu 34,3 por cento, enquanto que a inflação cresceu 19%. A culpa é do forte aumento da procura por cereais, bem como o proteccionismo agrícola à entrada de cereais na Europa.

No entanto, o preço do leite, entre 2002 e 2007, caiu. Já a partir do ano passado a tendência foi contrária. Os preços dispararam e em Março passado estavam 15,1% mais caros face ao mesmo mês em 2002. a explicação está nos custos das rações.

Quanto ao arroz, o quilo do cereal (carolino ou agulha) estava em Março deste ano 4,2% mais barato do que no mesmo mês de 2002. Os preços tocaram no fundo em princípios de 2006 quando estavam 13% mais baixos que em 2002.

Ainda de acordo com o «DN», o preço da carne bovina aumentou 12,3% entre Março deste ano e o mesmo mês de 2002. Isto enquanto a inflação subiu 19%. Em contrapartida, e entre o mesmo período de tempo, a carne de porco estava 0,2% mais barata. Nos últimos três anos a carne de porco baixou de preço. A carne de aves aumentou 24% entre 2002 e 2008.


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium