Notícia


Tamanho da letra

07/05/2008 às 17h49 - Opinião
Radio Onda Livre

 

Radio Onda Livre


 

Como Sócio fundador desta Rádio quero aqui fazer algumas considerações sobre o seu funcionamento.

Como o nome indica, Onda Livre, esta rádio tem de ser completamente isenta a qualquer influência exterior. Ao longo dos anos isso não tem acontecido. Fiz alguns programas de rádio nos primeiros anos e notei várias vezes a censura interna sobre alguns temas que apresentava. Apesar das pressões, nunca nenhum programa deixou de ir para o ar, dificilmente me calam. Só durante um mandato, no passado recente, a Rádio foi verdadeiramente livre.

Mas vamos a factos. A Rádio tem de divulgar todas as notícias que interessam à região mas não o faz. Seja em que campo nos debruçarmos a selecção faz-se de acordo com as "ordens" do exterior. Não há o contraditório.

Em relação a Eventos Culturais é feita uma selecção baseada em critérios no mínimo personalizados. Alguns não são noticiados por razões meramente políticas, outras porque são incómodas.

Em relação a entrevistas ou a notícias em que estejam envolvidas determinados sectores políticos a "voz do dono" tem interferência. Vão ao ponto em dá-las em dias consecutivos não permitindo o contraditório.

Não há debate de ideias, não há um pouco de cultura, esta Rádio está apostada, tal como acontece noutros sectores, em tornar amorfo o pensamento dos ouvintes.

Mas quando chega o fim de semana, é "fartar vilanagem". Impera o mundo do pontapé na bola. Em todos os campos onde houver bola aí está a rádio a levar aos ouvintes as peripécias do jogo.

Julgava eu que o País dos três "EFES" tinha perdido o seu apogeu mas estava enganado. E para atenuar podiam falar noutras modalidades que têm lugar no distrito. No entanto é o futebol e o seu "primo" mais recente, o Futsal que impera.

Já era tempo de inverterem este caminho pois num país democrático as minorias também tem direitos.


 


 

Vieira de Carvalho


  • Indicar esta otícia por e-mail
  • Imprimir esta otícia

Pesquisa


Associados





Sondagem

O que acha do programa Finicia da camara de Macedo



   Ver resultados

Ligações


Informações

A ACIMC também lhe presta um serviço de informação por e-mail. Contacte-nos

 

produzido por Imaginarium